A vistoria cautelar de vizinhança serve para resguardar as partes envolvidas durante a construção de uma obra. Não apenas quem está construindo, mas também quem já mora ao redor da área de construção.
Em suma, refere-se ao ato de documentar o estado das edificações vizinhas antes do início da obra. Ou seja, é feita uma análise dos imóveis localizados na área de abrangência de um canteiro de obras com o intuito de constatar certos aspectos em sua estrutura.
Geralmente, a vistoria cautelar procura por:
falhas e anomalias;
estado de conservação;
padrão construtivo;
idade aparente;
outras características importantes.
As construtoras que realizam a vistoria cautelar de vizinhança demonstram respeito e preocupação com o bem-estar dos vizinhos. Afinal, esta atividade assegura que os moradores do entorno serão reparados de qualquer dano causado pela obra. Isto é, claro, se este for comprovado através de laudo técnico.
Além disso, o serviço também garante uma maior segurança jurídica para o escritório responsável pela construção, caso algum vizinho acione a justiça. Os processos de alegações de danos à propriedade são recorrentes, ainda que as falhas sejam difíceis de serem comprovadas. Com o laudo da vistoria, é possível se resguardar mediante essas situações.
Em resumo, podemos dizer que a vistoria cautelar de vizinhança é vantajosa tanto para os responsáveis pela construção quanto para os moradores.