Engenharia Diagnostica e Patologia das Construções

O histórico da atividade pericial remonta ao final da década de 1970 diante da edição do Vocabulário Jurídico, que definiu o significado do termo Perícia, de origem etimológica latina, que significa a pesquisa, o exame e a verificação acerca da verdade ou da realidade, realizadas por pessoas que possuam habilidade ou experiência na matéria.


A Engenharia Diagnóstica definiu ferramentas que possibilitam constatar, analisar, atestar, apurar e tratar proativamente a verdade do fato. A vistoria, a inspeção, a auditoria, a perícia e consultoria, são essas ferramentas.


  • A Vistoria em Edificação é a constatação técnica de determinado fato, condição ou direito relativo a uma edificação, mediante verificação in loco.


  • A Inspeção em Edificação é a análise técnica de fato, condição ou direito relativo a uma edificação, com base em informações genéricase na experiência do Engenheiro Diagnóstico.


  • A Auditoria em Edificação é o atestamento técnico, ou não, da conformidade de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.


  • A Perícia em Edificação é a determinação da origem, causa e mecanismo de ação de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação, com base em informações detalhadas colhidas no local e/ou documentação.


  • A Consultoria em Edificações é a prescrição técnica a respeito de um fato, condição ou direito relativo a uma edificação.